Pular para o conteúdo principal

A "infalibilidade" da ciência moderna.


Em seu livro “Ciência e Bioética – um olhar teológico”, o professor Euler R. Westphal desmistifica o endeusamento da ciência como uma espécie de religião. Pois, em sua prepotência, a ciência roga para si prerrogativas divinas, prometendo muito mais do que é capaz fazer, a exemplo da imortalidade do ser humano. Além disto, têm-se esquecido de seu principal propósito que é ser um instrumento em favor da vida e da dignidade humana. A partir de um prisma teológico, o autor leva-nos a refletir sobre a necessidade de desconstruir os conceitos mecanicista (que trata o ser humano simplesmente como uma máquina) e utilitarista (que mede a dignidade do indivíduo a partir de sua utilidade social) da ciência moderna que, cada vez mais, promove a separação entre Deus, o homem e o mundo. 
Ao invés de dignificar a vida, muitas vezes a ciência moderna acaba sendo utilizada para o mal. O autor denuncia seus mitos e suas controvérsias éticas nas práticas da manipulação de embriões, da Eugênia, das pesquisas com células-tronco, da clonagem humana, da eutanásia, enfim, das diversas descobertas, pesquisas e manipulações justificadas pelo pressuposto de busca da qualidade de vida e que em nome de um “bem maior” criou-se eficientes máquinas de matar em massa, como no caso do Nazismo e que, paradoxalmente, estavam ocorrendo também nos institutos de pesquisas norte-americanos, no século XX. A ênfase numa visão utilitarista está se impondo ao conceito de dignidade humana.
No capítulo 3, o autor nos fala sobre alguns mitos da ciência que denotam um perigo contra o pensamento reflexivo e crítico uma vez que ela “reivindica exclusividade e afirma o caráter absoluto de seu saber”. Um de seus mitos refere-se à inquestionabilidade da ciência, como se esta tivesse a palavra final sobre tudo ou fosse detentora da verdade absoluta. O cientista é apresentado como um ser místico, pois, a partir de uma visão positivista supõe-se que somente ele seria o detentor da “chave de interpretação da realidade”, uma vez que apenas ele teria posse dos instrumentos tecnológicos capazes de mensurar o mundo ao redor de nós. 
Também temos o mito da suposta imparcialidade, como se a ciência nunca estivesse a serviço de interesses particulares ou que seus produtos nunca fossem fruto do limitado olhar humano dos cientistas. Como se sempre fosse possível o cientista se isentar absolutamente do meio pesquisado ou de suas concepções pessoais. Consideremos ainda que por trás das grandes pesquisas sempre há a necessidade de grandes investimentos pelos detentores de capital como as indústrias farmacêuticas que inclusive formulam currículos dos cursos de medicina, por exemplo. 
Sendo assim, reflitamos sobre a ilusão da "infalibilidade" da ciência moderna que, trazendo para si prerrogativas de caráter religioso, julga solucionar até o problema da morte. Quando a ciência se apresenta como uma autoridade inquestionável, declara Wesphal, “apropria-se de um direito que ela não tem: o de ser uma proposta absoluta de solução de todos os problemas da humanidade”. 
Assim, o livro “Ciência e bioética – um olhar teológico” nos faz refletir que a histórica e sistemática tentativa da ciência moderna em “matar” Deus, nada mais é do que uma proposta em suplantar o lugar da religião. E este conceito é disseminado desconsiderando a história religiosa de nossos antepassados e destruindo a esperança da sociedade moderna em um Deus Criador, a fim de reduzir o homem a uma mera máquina sempre dependente do tecnicismo vazio e utilitarista que a cada dia ofusca a dignidade humana.

Biografia: WESTPHAL, Euler Renato. Ciência e bioética: um olhar teológico. Capítulo 3. São Leopoldo: Sinodal. 2009.


Rio de janeiro, 02 de Dezembro de 2015

Ronaldo Lucena
Bacharel em Teologia pela FACETEN/UFRR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HINO "HUMILHADO, VENHO ADORAR-TE"

HUMILHADO, VENHO ADORAR-TE. Humilhado, venho adorar-te e dizer-te: Santo És. Humilhado, venho adorar-te e dizer-te: Santo És. Venho sentir a alegria de ter como meu guia o Espírito de Deus. Volto até mesmo a ser criança quando penso na esperança de no Céu te adorar. Compositor: Jessé Maurício

JESUS CRISTO, o cavaleiro dos céus.

JESUS CRISTO, o Príncipe da Paz, PELEJA por nós nas batalhas da vida, CURA as nossas enfermidades, PERDOA os nossos pecados e é o ÚNICO que MORREU por nós e RESSUSCITOU dentre o mortos. SOMENTE a Ele seja a nossa DEVOÇÃO e CULTO para todo o sempre, amém! 🙌🙌🙌🙌 "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça." (Apocalipse 19:11)

"Recaio em Tua graça"?!!!🤔🧐

 "...Recaio em Tua graça. Recaio de novo em Tuas mãos..." 🤔 🧐 😱 Ao ouvir esta música, algo me soou estranho. Melodia bonita, aparentemente uma adoração, porém, com uma boa exegese (e um bom dicionário da língua portuguesa), vemos que está FORA da TEOLOGIA ortodoxia bíblica e proposta bíblica de uma intimidade sadia com Deus. Vejamos: 1) Comecemos com as DEFINIÇÕES do verbo RECAIR: 1. transitivo indireto - incorrer outra vez (em erro, falta); reincidir. Ex: "na acareação, os dois recaíram em contradições"; 2. transitivo indireto e intransitivo - tornar a ser atacado por determinada doença; ter uma recaída; 3. transitivo indireto - ser atribuído. Ex: "a maior culpa deveria r. sobre o mandante do crime" 4. transitivo indireto - retornar (a estado, situação ou condição) que havia cessado transitoriamente. Ex: "r. em pranto"; 5. transitivo indireto - ocorrer (em determinado lugar); incidir, acontecer. Ex: "o acento desta palavra recai na penú