Pular para o conteúdo principal

Mais do Reino. Menos impérios.

“Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar... falando do que respeita ao Reino de Deus” (At 1.1,3)

Possivelmente uma das grandes decepções do povo judeu quanto a vinda de Jesus como o Cristo, o Messias, foi o fato dele não estabelecer um reino terreno que confrontasse o império romano e consequentemente libertasse Israel do jugo de César. A profecia era clara: o Messias herdaria “o trono de Davi, seu pai” (Lc 1.32). E a ideia que estava na moda a respeito de um Messias era de um libertador político, um revolucionário social. O povo esperava um Messias que tomasse a profecia de Salmos 2.8 e colocasse como slogan em seu estandarte: “Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão”. (E, diga-se de passagem, profecia esta estritamente relacionada ao Messias, e não aos seus seguidores como vemos em alguns movimentos ditos proféticos). E este conceito transcendia o âmbito geográfico e religioso de Israel, adentrando nos palácios e perturbando reis como Herodes ao saber que magos vieram do Oriente em busca do recém-nascido rei dos judeus (Mt 2.2). E mesmo passado 33 anos ainda incomodava aos imperialistas, ao ponto de Cristo ser interrogado pessoalmente pelo governador Pôncio Pilatos: “Tu és o rei dos judeus?” (Jo 18.33). E como alguém convicto de possuir algo superior respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo” (João 18:36a).

Numa das tentações de Jesus, o diabo investiu astutamente para ver até que ponto Cristo resistiria “possuir os reinos do mundo e a glória deles” (Mt 4.8-10). Isso seria um excelente capital inicial para qualquer um iniciar de seu próprio negócio. Alguns “cristãos” possivelmente não negariam a proposta, uma vez que tudo isso poderia ser “consagrado a Deus”. Porém, Cristo triunfa sobre a tentação demonstrando sua total despretensão em estabelecer um império corruptível. No decorrer de seu ministério, as multidões tentaram aclamá-lo rei (Jo 6.12), celebraram sua entrada triunfal em Jerusalém (Mt 21.8-11), no entanto, o Messias está determinado a cumprir sua missão e voltar para o verdadeiro Reino (Jo 17.5,16). E para ninguém acusá-lo de um falso moralismo que renegasse apenas o poder secular, nem mesmo posições “eclesiásticas”, como ser membro do Sinédrio, por exemplo, interessava a Cristo. E ele jamais ordenou aos seus discípulos a criação de impérios religiosos. Seu compromisso era com o Reino. Ele não só fez, como também ensinou, falando do que respeita ao Reino de Deus” (At 1.1,3).

E agora, mesmo após três anos de intenso convívio com o Mestre, mais 40 dias de pós-ressurreição, vemos os discípulos olhando o Rei ascendendo aos céus, porém, ainda idealizando um império palpável, terreno, passageiro, quando perguntam: "Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?" (Atos 1:6). E eu me pergunto qual parte da mensagem de Jesus eles não compreenderam? O Reino de Deus não é utopia, é real. Porém, não é terreno, é celestial. Não tem sede, nem filiais, nem cor, classe ou gênero. “O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.” (Lucas 17:20-21).

Impérios visam números estatísticos. O Reino visa a salvação de almas; Impérios produzem membros. O Reino gera filhos de Deus; Impérios propagam apenas sua imagem institucional. O Reino propaga o céu; Impérios exaltam seus líderes. O Reino exalta a Cristo. Impérios buscam seu aumento patrimonial. O Reino o crescimento espiritual; Impérios investem em estruturas que aprisionam as pessoas a um sistema. O Reino investe nas pessoas visando seu desenvolvimento e tornando-as livres; Impérios estabelecem a concorrência. O Reino promove a cooperação; Impérios são apenas para um grupo. O Reino é para todo o crê; Impérios facilmente se corrompem tornando-se negócios dos mais achegados. O Reino tem lugar de honra para todos os servos; Impérios têm súditos. O Reino têm irmãos; Impérios têm data de fundação. O Reino é eterno; Impérios estabelecem uma diretoria. O Reino tem apenas um cabeça, um Rei, Jesus.


Em Cristo,
Ronaldo de Lucena Siqueira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HINO "HUMILHADO, VENHO ADORAR-TE"

HUMILHADO, VENHO ADORAR-TE. Humilhado, venho adorar-te e dizer-te: Santo És. Humilhado, venho adorar-te e dizer-te: Santo És. Venho sentir a alegria de ter como meu guia o Espírito de Deus. Volto até mesmo a ser criança quando penso na esperança de no Céu te adorar. Compositor: Jessé Maurício

JESUS CRISTO, o cavaleiro dos céus.

JESUS CRISTO, o Príncipe da Paz, PELEJA por nós nas batalhas da vida, CURA as nossas enfermidades, PERDOA os nossos pecados e é o ÚNICO que MORREU por nós e RESSUSCITOU dentre o mortos. SOMENTE a Ele seja a nossa DEVOÇÃO e CULTO para todo o sempre, amém! 🙌🙌🙌🙌 "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça." (Apocalipse 19:11)

"Recaio em Tua graça"?!!!🤔🧐

 "...Recaio em Tua graça. Recaio de novo em Tuas mãos..." 🤔 🧐 😱 Ao ouvir esta música, algo me soou estranho. Melodia bonita, aparentemente uma adoração, porém, com uma boa exegese (e um bom dicionário da língua portuguesa), vemos que está FORA da TEOLOGIA ortodoxia bíblica e proposta bíblica de uma intimidade sadia com Deus. Vejamos: 1) Comecemos com as DEFINIÇÕES do verbo RECAIR: 1. transitivo indireto - incorrer outra vez (em erro, falta); reincidir. Ex: "na acareação, os dois recaíram em contradições"; 2. transitivo indireto e intransitivo - tornar a ser atacado por determinada doença; ter uma recaída; 3. transitivo indireto - ser atribuído. Ex: "a maior culpa deveria r. sobre o mandante do crime" 4. transitivo indireto - retornar (a estado, situação ou condição) que havia cessado transitoriamente. Ex: "r. em pranto"; 5. transitivo indireto - ocorrer (em determinado lugar); incidir, acontecer. Ex: "o acento desta palavra recai na penú